segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Dignidade e respeito...


Dignidade e respeito, muita gente não sabe o que é isso...

Então este post é só para explicar aos meus caros leitores o significado destas duas palavras e o valor delas para a nossa existencia.


Dignidade: Baseia-se no reconhecimento da pessoa como ser digno de respeito. É uma necessidade emocional que todos nós temos de reconhecimento público de se ter feito bem as coisas, em relação a autoridades, amigos, círculo familiar, social, entre outros.
Respeito: Também é uma dignidade, entre seres humanos envolve o ganhar e o receber o respeito pessoal ou estima de outra pessoa. O filósofo Immanuel Kant assim como expressando um entendimento comum de civilização, incorpora o conceito de respeito.O respeito é uma das qualidades que temos para podermos nos relacionar com outras pessoas. Respeito é o direito de expressar-se sem que sofra algum tipo de repressão, castigo ou punição. É alguém não fazer aquilo que não gostaria que lhe fosse feito.

Sou um daqueles seres que acredita na vida e nas possibilidades que nos são dadas no nosso dia a dia pelo simples fato de existirmos, de estarmos aqui.
Como qualquer outro ser humano também tenho dias bons e maus.
Acordo algumas vezes com dores nas costas, depois de muito correr ao longo do dia chego a sentir dores de cabeça, tento controlar as minhas finanças por que sei que alguns deslizes podem me causar preocupações, sofro com as enfermidades de familiares, amigos, conhecidos até mesmo por estranhos...
Por isso eu não sou diferente de nenhuma pessoa que conheço, ou seja, também tenho meus dias e bem maus.
Penso apenas que não posso me deixar levar por eles, me contaminar por sentimentos tristes que me levem a tratar de forma indelicada ou mal educada as pessoas que fazem parte do meu dia a dia.
Mesmo quando estou a viver um desses tristes dias procuro ter forças que me permitam agir de forma digna, seja com quem for...
Dignidade, Respeito e muito AMOR...
Acho que são 3 palavras que eu vou querer levar comigo para quando um dia eu morrer...

Grande abraço e boas ondas...