Eu como surfista, sou movido pelo prazer que o desporto me proporciona!
Passo inúmeras horas na água, remando e esforçando-me na busca da minha diversão.
Não procuro recordes, nem a maior velocidade, somente a próxima onda.
E a essência do surf sempre foi e sempre será o " sorriso " que o final dessa surfada me dará.
Porém quantos surfistas, já pararam para analisar o fútil esta busca pode parecer aos olhos daqueles que não nos compreendem?
Pois é, quando estamos a procura da próxima onda, realmente não somos produtivos, não estamos colaborar com o desenvolvimento do país e muito menos estamos exercer atividades que beneficiarão o próximo.
Qual foi o surfista que não passou pelo constrangimento de descobrir, após uma narrativa a respeito daquela que bem poderia ser a sua “onda da vida”, que os ouvintes, simplesmente não entendiam o motivo de tamanha empolgação?
É mesmo assim, só um surfista pode entender o que nos motiva!
Voltando a analisar o quanto fútil a nossa busca pode parecer aos olhos daqueles que não surfam, nós podemos argumentar que após uma “caída”, o humor daqueles que desfrutaram das benesses que só o mar nos proporciona é elevado às alturas e esta simples mudança de humor e comportamento pode mudar uma vida, quem sabe o mundo!
Eu não duvido disso, não sou daqueles que subestima os efeitos da felicidade, do bom humor, do riso, do auto conhecimento, da paz e da harmonia que o surf pode trazer a aqueles que praticam esse desporto apaixonante.
Porém acredito que podemos ir mais longe. Com simples ação a favor do meio ambiente, podemos nos tornar uma espécie de agentes de transformação.
A seguir, temos algumas das boas práticas que não apenas podemos, mas devemos aplicar no nosso dia a dia:
1. Recolher o lixo das inúmeras praias frequentadas por nós.
2. Falar com a policia local ou à fiscalização devida, evitando que produtos poluentes ao meio ambiente sejam lançados sem tratamento nos nossos rios e mares.
3. Economizar a nossa água potável.
4. Conhecer as inúmeras fontes de energia e as consequências de sua utilização.
5. Reutilizar papéis para rascunho.
6. Incentivar os nossos amigos e familiares a cuidarem do nosso meio ambiente com o mesmo carinho que cuidamos das nossas casas, afinal é exatamente isso que esse nosso planeta terra é, a nossa casa!
Não esperes o mundo mudar, dá o exemplo, mostra ao mundo que podemos usufruir das maravilhas da natureza.
Boas ondas